quinta-feira, 12 de julho de 2012

Plantio de Abóbora

No Brasil, o termo abóboras designa plantas do gênero Cucurbita, que recebem em cada região do país diferentes nomes. Sua importância relaciona-se principalmente ao valor alimentício e à versatilidade culinária dos seus frutos. As sementes de abóboras são consideradas suplementos protéicos e são muito apreciadas em algumas regiões.
Tipos de Solo e Preparo
Solos profundos, friáveis, bem estruturados, que ocorrem em áreas de relevo plano a suavemente ondulado e com facilidade de água para irrigação. As áreas de solos aluviais, com boa drenagem e não sujeitas a inundação são muito recomendadas
A maioria dos solos serve para o  cultivo das abóboras, se devidamente preparados. Para terrenos novos recomenda-se uma aração a 20 cm de profundidade nas baixadas e 25 cm de profundidade nas encostas. Em terrenos já cultivados e que não precisam de calagem, a aração pode ser feita por ocasião do plantio. É preciso compreender como manejar a fertilidade do solo e usar da forma mais vantajosa os corretivos e fertilizantes para se conseguir o retorno econômico esperado. Por isso é recomendado  fazer a análise de solo. Como regra, basta coletar 20 subamostras simples por gleba a uma profundidade de 20cm, que sejam representativas da área a ser cultivada.  As subamostras são coletadas procedendo-se a um caminhamento em ziguezague, terminando com a mistura de todas elas, que contituirá  uma amostra composta.  Esta deve ser enviada imediatamente a um laboratório de análise credenciado, devidamente identificada.

0 comentários:

Postar um comentário