domingo, 23 de março de 2014

Apreensão de aves beneficia entidades carentes



A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), apreendeu dois caminhões que transportavam cerca de 7 mil aves de descarte. A carga foi apreendida na madrugada de ontem (13), no Posto de fiscalização agropecuária na BR-116, no município de poções, diante da ausência de documentação sanitária e da Guia de Trânsito Animal (GTA).

As aves foram escoltadas nos caminhões até o Frigorífico Chico do Galeto em Valença, passarão pelo abate inspecionado e, assim, serão entregues às Voluntárias Sociais do Estado para distribuição. Só este ano a Adab doou mais de oito mil quilos de frango oriundos de apreensões agropecuárias. “É muito confortante saber que as aves apreendidas irão alimentar a população carente, sem colocar a saúde dos consumidores em risco”, diz o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.

O coordenador regional da Adab de Vitória da Conquista, Jardel Xavier, informou que os postos fixos de fiscalização agropecuária estão sempre em alerta para evitar o transporte irregular de animais sem GTA e a introdução ou reintrodução de enfermidades na Bahia, já que o controle do trânsito de animais é fundamental para a manutenção da sanidade animal no Estado.

Em fevereiro um caminhão transportando aves foi apreendido também em Vitória da Conquista. Cerca de 2.700 Kg de frango foram doados após o carnaval para a comunidade carente dos municípios vizinhos de Valença.

0 comentários:

Postar um comentário