segunda-feira, 3 de março de 2014

Técnicos da EBDA discutem demandas do Projeto Reniva



Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) participaram de uma reunião sobre as demandas do Projeto Reniva, com ênfase para a execução do projeto no Estado da Bahia. Os diálogos foram conduzidos pelos técnicos da EBDA, Nereu do Monte e Albérico Paixão, nesta terça-feira (25), no Centro de Treinamento, em Itapuã.
As alternativas emergenciais para atender a falta de manivas-sementes no Estado, devido à ocorrência de seca prolongada, a apresentação das atividades executadas e elaboração de Plano de Trabalho 2013/2014 do Projeto Reniva foram as pautas discutidas durante o encontro. Também foram apresentadas as etapas que compõe o projeto, definidas como: Coleta e indexação de plantas das variedades escolhidas, micro propagação e produção de mudas, plantio e condução dos campos de produção de manivas pelos maniveiros e distribuição de manivas aos multiplicadores (agricultores).
De acordo com os diretores de pecuária e agricultura da EBDA, Marcelo Matos e João Bosco, respectivamente, essas discussões são produtivas, sobretudo, pela importância da cultura da mandioca na Bahia. “A mandioca tem um valor energético essencial para o agricultor e o rebanho, gerando renda para a família”, destaca Bosco. Para Marcelo Matos, “a cultura da mandioca é uma atividade relevante para a sustentabilidade da agricultura familiar, pois está presente em 100% no Estado”, frisa Matos.
Ações definidas na reunião
Durante a reunião foram definidas ações para executar o Projeto. No que se refere as estratégias para levantamento das áreas de campos de multiplicação, técnicos da empresa- especialistas em áreas de irrigação, foram selecionados para visitar os 11 territórios de abrangência incluídos no Projeto. Também está sendo planejado um calendário de visitas às comunidades que serão beneficiadas pela ação, que começará a ser executado no próximo mês.
Projeto Reniva
O projeto Reniva é uma iniciativa da EBDA e a Embrapa, criada em 2011, que objetiva à multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca, com qualidade genética e fitossanitária para o estado da Bahia. O projeto abordará a implantação de unidades didáticas em áreas dos agricultores familiares, bem como a comercialização e o aproveitamento integral da cultura.

0 comentários:

Postar um comentário